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CORRIDA PEDESTRE DE ANIVERSÁRIO DE TACIBA

NOTÍCIA

Benefícios da Corrida

17/12/2015

A corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade completa que envolve praticamente todos os músculos do corpo, ela é aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular.

No entanto, antes de começar a correr você precisa analisar seu estado físico. Cada pessoa tem um ritmo diferente e é muito importante respeitá-lo. Para quem está acima do peso, não pratica exercícios há muito tempo, fuma ou tem algum problema respiratório, o ideal é começar caminhando.

Andar durante quarenta minutos, duas vezes por semana já faz bastante diferença e ajuda a ganhar fôlego. Depois, é só aumentar o ritmo e perceberá que dentro de seis meses está pronta para enfrentar qualquer maratona.

Quais os benefícios da corrida?

Para alegria geral da nação a corrida consome gordura como fonte de energia, esteticamente falando uma enzima chamada lipase, quebra a gordura para se transformar em energia para a saúde, a corrida diminui o número do colesterol ruim o LDL e triglicérides (ambos responsáveis pela formação da aterosclerose).

Em termos de desempenho o corredor aumenta o tamanho do coração(hipertrofia excêntrica), o número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos), isso aumenta a quantidade de sangue e consequentemente a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células musculares, resultando assim em uma maior resistência e melhora na performance. Para a saúde essa modificação gera um menor batimento cardíaco e uma diminuição da pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

O coração e as artérias também são músculos, portanto atividade como corrida por exemplo, tem adaptações benéficas contra doenças cardíacas, por isso o treino tem que ser constante.

Saindo da parte cardíaca a corrida por ser um esporte de impacto provoca um aumento de massa óssea, assim prevenindo e ajudando no tratamento da osteoporose. A corrida provoca o ganho de resistência muscular, podendo trazer para o praticante uma maior quantidade de contrações por um período maior.